Nossa História

1976, O Brasil era comandado pelo então presidente GENERAL ERNESTO GEISEL , um dos mais severos do regime militar. Foi nesse período que, entre outras coisas, foram cassados parlamentares, foi aprovada a lei Falcão e que foi morto na cadeia o jornalista Wladimir Herzog entre tantos outros episódios que marcaram com violência o cenário político da época.

Foi nesse regime político que um grupo de amigos, trabalhadores da indústria gráfica de londrina, resolveu se unir para reivindicar melhorias nas condições de trabalho para todos os companheiros e, em 27 de abril de 1976, às 20h, teve lugar a reunião com a finalidade de traçar planos para a criação da Associação dos Empregados nas Indústrias Gráficas do Norte do Paraná já com a intenção de transformá-la em sindicato. Presentes a Reunião pela Artgraf: Elias Capelo, Alferiz Cruzes e José Novaes da Silva, pela Gráfica Leal: Juarez Neri da Fonseca, Paulo Roberto Brandão, Rubens Canesin, Alcides do Carmo e Antônio Guimarães Garcia. Pela Gráfica Ipê: Paulo Augusto Peres e João Orsi, pela Gráfica Ouro Verde: Percival Oeda, Dílson Barroso e José Hamilton Santos e finalmente, pela Gráfica Sta Terezinha: Romildo Venâncio, tendo como primeiro presidente o Sr. Paulo Roberto Brandão. Verdadeiros heróis que arriscaram muito mais que seus empregos em favor do coletivo, em favor de todos os gráficos.

Em 1977 o Ministério do Trabalho forneceu o Certificado do Registro de Associação Profissional com o nº 416, livro 4, folha 10 com data de 10 de agosto. A tão sonhada mudança para sindicato ocorreu em Brasília no dia 5 de maio de 1980.

Atualmente, o sindicato não vive mais esse clima de repressão política, mas ainda é responsável por lutar junto aos representantes patronais por melhorias no trabalho e por um salário justo que atenda aos anseios da categoria. Se por um lado parece uma tarefa mais fácil que antigamente, por outro lado, o sindicato, hoje, também se preocupa com a qualidade de vida de toda família do associado, oferecendo vantagens na área de saúde, educacional e social como cursos de aperfeiçoamento e áreas com toda a estrutura para atividades de lazer dos nossos associados.